Pular para o conteúdo principal

SOBRE: REGRAS DE COMPORTAMENTO PARA NÃO SER ODIADO EM WORKSHOPS

Tenho feito muitos cursos nos últimos meses e depois de muita observação pude chegar a algumas conclusões:

1. As pessoas não sabem se comportar em cursos e workshops.
2. As pessoas não sabem se comportar em cursos e workshops com pessoas famosas e/ou estrangeiras.
3. As pessoas não sabem se comportar em cursos e workshops com pessoas famosas e/ou estrangeiras, e eu realmente tenho um auto-controle muito grande porque ainda não agredi ninguém, por mais que quisesse bater nos colegas com um taco de baseball.

Foi pensando nisso que depois  da PRIMEIRA aula de um curso que estou fazendo, eu e meus amigos (os únicos que eu não quero bater com um taco de baseball) pensamos em algumas regrinhas de convivência que ajudariam muito a manter a paz mundial nesses lugares. Muitos exemplos foram dados na volta pra casa mas eu selecionei apenas cinco, lá vai:


1) Você NÃO DEVE falar mais do que o palestrante
Se eu paguei 500 reais para ouvir o que o palestrante tem a dizer, não acho justo que eu ouça mais você do que ele.
Por exemplo, fazer uma pergunta rápida: ok. 
Falar por 15 minutos até que o palestrante não saiba mais o que ele está fazendo ali, que dia é hoje, o que está acontecendo, e se deve responder alguma coisa quando você parar de falar: NÃO.

2) O palestrante deve entender quando uma pergunta é uma pergunta, então por favor, faça uma pergunta
Num dos últimos cursos que eu fiz o palestrante disse o seguinte: "Só vou responder a perguntas que tenham ponto de interrogação". Todo mundo achou graça.
Na primeira oportunidade, um fulano diz algo do tipo "Estou escrevendo uma história sobre um personagem muito interessante mas não sei mais para onde ir."  Silêncio. 
Sim, isso era uma pergunta.

3) Pense 13.456 vezes antes de perguntar
Se a sua pergunta começa com "Eu sei que é idiota mas...", ela tem 98% de chance de ser realmente idiota. Então reavalie e veja se realmente é necessário perguntar (provavelmente não é).
Tente não ultrapassar o limite de 86 perguntas por aula, porque sabe, vai chegar uma hora que ao ouvir a sua voz alguém no fundo da sala vai ter vontade de te bater com um taco de baseball.


4) Não é necessário comentar TUDO que o palestrante disser
Eu entendo que é muito legal a gente tentar se aproximar de uma pessoa que a gente admira, eu também sou assim. Mas o fato de você ficar comentando todas as frases, todos os exemplos, todas as referências, todas as pausas, todas as risadas etc., não é legal, acaba atrapalhando tudo. O assunto que poderia fluir pára no tempo porque você quer comentar uma coisa que já foi dita, que já passou, que já está dando tchau da janelinha.
Ao invés de parecer inteligente te faz parecer chato, inconveniente, puxa-saco, sabe-tudo, aparecido, babaca entre outras coisas que pensamos ontem e não me lembro mais agora. (Porque ontem, NA PRIMEIRA AULA, já teve um cara que conseguiu se tornar tudo isso.)

5) Não entreviste o palestrante
Deixe o palestrante dar a aula dele em paz! Deixe para perguntar as coisas que não tem a ver com a aula na pausa do café, no intervalo, depois da aula, por e-mail, sei lá. 

É chato no meio de uma explicação a pessoa interromper com:

"Como é o desktop do seu computador?"
"Você já entrevistou meu pai?" (juro por Deus que a pessoa perguntou isso)
"Como é a sua relação com seus pais?"
"Como você se sente quando escreve uma cena e vê que ela ficou horrível no ar?"
"Você escreve deitada, sentada ou inclinada para a lateral?"
"Com que letra você escreve? Qual tamanho? Espaçamento duplo ou simples? Pode ser Arial? Mas e se for Times?" (sim, juro.)


Eu poderia dar muitos outros exemplos (como o momento em que a palestrante explicou de 7 formas diferentes que os roteiristas não acompanham as gravações no estúdio e ainda assim a pessoa não entendeu), mas acho essas cinco regras já podem fazer um imenso bem para a humanidade se forem seguidas. 
De qualquer forma, deixo uma última reflexão que pode nos guiar dentro e fora dos cursos e workshops:


Valeria a pena apanhar com um taco de baseball por isso?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORAGEM E ESCOLHAS

Quando eu era pequena, via de regra brincava de ser adulta. Não me lembro nunca de em alguma brincadeira de criança ter me intitulado "a criança maravilha", "a super-criança" ou "a criança desbravadora que sobreviveu à uma floresta cheia de monstros assustadores". Nunca. Eu era a mulher maravilha, a super mulher, a mulher desbravadora. Se possível gostava de acrescentar o título de "a primeira" antes das conquistas, porque havia em mim um quê de coragem de ser a primeira das coisas. Coragem. Taí um tema que me perseguiu quando eu entrei na adolescência. É só olhar pra minha estante. Se fosse para separar meus livros em temas, caberiam todos nessa categoria. Eu sempre fui fã de gente corajosa. Que arrisca, que vai contra, que dá um passo adiante e paga para ver. A coragem sempre me perseguiu, mesmo quando lentamente me afastei dela. Com o tempo fiquei menos corajosa (ou mais preocupada) e deixei de ser a garota destemida para me tornar algu

SOBRE: LILIANE PRATA

Fazia algum tempo que eu não postava aqui mas hoje aconteceu uma coisa tão legal que a primeira coisa que eu pensei em fazer foi correr pra cá. Todo mundo sabe que eu sou a escolhida do Universo pra ser sacaneada (se você não sabe, leia a maior prova disso com o incidente da calça  e sinta-se a vontade para rir da minha cara). Mas às vezes o Universo faz coisas incríveis por mim, o texto é longo mas vale a pena, prometo. Hoje quando saí do curso que estou fazendo lá na Paulista resolvi passar na Livraria Cultura (sim, o lugar onde a minha experiência com o mago místico aconteceu). Lá tava rolando o "Vira Cultura", uma série de eventos simultâneos sobre as mais diversas coisas, a livraria estava tava lotada. Foi no meio dessa multidão que virei pro meu fiel escudeiro e disse: - Nossa aqui nessa virada vai ter uma mesa de debate com uma escritora que eu gosto muito, é a Lili Prata (CONGELA) PAUSA PARA CONTEXTUALIZAR: Se você me conhece já me ouviu falar dela, a

O GURU DA LIVRARIA

Estava eu vagando pela Livraria Cultura com uma caderneta na mão. Cansada de andar sem rumo resolvi pagar e ir embora, então fui para a fila e estava lá esperando minha vez de pagar quando senti um toque no meu ombro. Um senhor grisalho vestido de branco me disse: - Vou passar na sua frente. Eu gentilmente consenti. Ele prosseguiu: - Vou passar na sua frente porque sou o autor deste livro - disse apontando para o livro que carregava. Eu, que não conhecia nem o livro nem o autor, apenas sorri e disse alguma coisa gentil que já não me lembro. Ele disse que havia recebido o prêmio Jabuti e fez mil perguntas sobre a minha carreira, sobre poesia e sobre minha vida. De repente ele resolveu que queria meu endereço para me enviar o livro. A história tava muito estranha e eu sou uma pessoa desconfiada por natureza, então tentei de todas as maneiras contornar a situação. Enquanto isso uma pequena multidão formava-se a nossa volta, alguns apenas vagando outros tentando entrar